Você sabia que o Digestor Contínuo pode determinar 90% da rentabilidade dos negócios de reciclagem animal?
Neste sentindo, investir em equipamentos eficientes e modernos garante o bom desempenho das atividades e é fundamental para alcançar os mais altos resultados. Por isso, hoje apresentamos a você detalhes do SDC – Super Digestor Contínuo e do Digestor Batch.
Estes equipamentos do portfólio Fimaco contribuem com muitas empresas que buscam aumentar a eficiência nos processos de cozimento de resíduos cárneos, como também de derivados de aves, bovinos ou suínos.
Siga com a leitura e veja como o Digestor Contínuo não só reflete em sua rentabilidade, como em muitos outros números das suas operações!
Digestor Contínuo: coração da planta de reciclagem animal
Para começar, devemos considerar o Digestor Contínuo como o “coração” das plantas de reciclagem animal. Isso porque, por meio dele, é possível obter a dosagem de produto in-natura.
Os digestores retiram a umidade do material processado e enviado às prensas. Conforme explicado pela Editora Estilo ao compartilhar este conteúdo da Revista Graxaria, quanto melhor o rendimento da prensa, maior a quantidade de óleo extraído do subproduto.
É por isso que, quanto melhor o seu Digestor Contínuo, mais rentabilidade você terá. E a eficiência do seu equipamento está diretamente relacionada a suas características técnicas e de fabricação, desde o uso dos materiais até o consumo de energia e capacidade térmica.
Desta forma, este é um equipamento primordial a qualquer planta de reciclagem animal, já que ele exerce um papel central em todo o processo.
Sabendo desta importância, oferecemos às plantas de reciclagem o Digestor Contínuo com projeto exclusivo, focado em resistência e eficiência, que trazem estruturas capazes de atender altas produções, comprovando sua versatilidade para diferentes demandas.
Então, com um Digestor Contínuo Fimaco, é possível garantir uma produção eficaz para o cozimento de resíduos. Portanto, o equipamento é essencial para empresas que desejam ganhar:
- Maior eficiência de produção;
- Economia de recursos;
- Gerar receita com resíduos animais;
- Agregar segurança às atividades;
- E mais!
Continue a leitura para conhecer cada um dos benefícios obtidos com o processamento deste equipamento.
Conheça mais sobre o processamento do Digestor Contínuo
Aqui, vamos entender mais sobre o processamento do Digestor Contínuo. Para, assim, saber qual a verdadeira função do equipamento nas aplicações de reciclagem animal e a sua importância.
Primeiramente, reforçamos que ele é acionado por motor de alto rendimento e redutor de velocidade. Estes são ligados por um acoplamento à ponteira do eixo central. E sua alimentação é feita por um sistema de transportador helicoidal, que está localizado na parte traseira do Digestor Contínuo.
O processo de cozimento é baseado na troca térmica, que ocorre entre o produto e as superfícies interiores do equipamento, que são aquecidas.
E, em seguida, acontece o aquecimento por meio da circulação interior de vapor. Logo, direciona-se o produto para a descarga, onde é instalada uma válvula tipo guilhotina pneumática.
Para que não ocorra nenhum tipo de obstrução no processo de descarga, o portfólio de Digestor Contínuo da Fimaco apresenta sistemas que garantem não só a passagem contínua de produto pela descarga, bem como a segurança. Isso reflete em melhor controle dos níveis de óleo e de temperatura, além de muitas vantagens que listamos a seguir!

A utilização de um digestor contínuo Fimaco, como o Digestor Batch (foto), contribui para a produtividade da operação e redução de custos.
3 vantagens do Digestor Contínuo Fimaco
A produtividade, otimização de custos e a qualidade das suas operações se conectam às vantagens que as suas soluções oferecem. E tudo o que você precisa para manter os bons resultados das suas atividades no setor estão no portfólio Fimaco, como nosso Digestor Contínuo.
Ao contar com este produto em seus processos, você alcança melhores níveis de competitividade e melhora o seu atendimento às demandas, além de atender às normas legais e agregar mais segurança aos negócios.
Veja os três principais benefícios que listamos aqui!
Alta capacidade de troca térmica e controle do vapor
Sabe por que o Digestor Contínuo Fimaco possibilita uma alta capacidade de troca térmica? Pois no Super Digestor Contínuo, por exemplo, seu eixo central é do tipo multitubular, além de ser aquecido com vapor a uma pressão de 8-10 kgf/cm2.
E mais: este Digestor Contínuo Fimaco acompanha uma união rotativa para a entrada de vapor e saída de condensado, além de apresentar uma rede purga para o eixo, válvula de controle tipo globo, separador de umidade, filtro “y”, e sensor de pressão para controle do vapor.
Sendo assim, o equipamento permite uma grande capacidade de área de troca térmica. E tem baixos níveis de desgaste mecânico, que dependem do tipo de material processado.
Mais eficiência operacional
Falando do SDC – Super Digestor Contínuo, com o objetivo de agregar mais eficiência operacional às plantas, este equipamento Fimaco possui um corpo construído em formato de “U”. Ele ainda é fabricado com chapas de aço-carbono.
Por isso, o Super Digestor Contínuo possui alta resistência, suporta altas temperaturas e, desta forma, agrega muito mais eficiência aos processos.
Vale ressaltar que o formato do Digestor Contínuo Fimaco possibilita que ele atenda altas produções e continue proporcionando máxima homogeneidade ao produto final, com um baixo consumo energético. E outro ponto de destaque é o seu isolamento por toda a extensão do corpo, com uma camada de lã de rocha, além do seu revestimento em chapa inox AISI-430.
Também podemos ressaltar os atributos do modelo Super Digestor Batch, com capacidades de 3.000 a 20.000L, e que permite o ajuste do projeto conforme às necessidades de espaço físico.
Seu corpo, fabricado sobre um chassi altamente reforçado, possui um formato cilíndrico, bem como tampos localizados nas extremidades do equipamento torisféricos.
O corpo e o tampo traseiro envoltos por uma camisa constituem a câmara. Assim, ocorre a injeção de vapor para o aquecimento. Todos estes diferenciais agregam maior durabilidade, além de facilidade de acesso e mais agilidade para processos de manutenção.
Economia garantida
Para melhores resultados, além da economia de vapor proporcionada pelo equipamento, o processamento do Digestor Contínuo também agrega economia de energia, visto que o corpo do SDC, por exemplo, é construído com isolamento térmico.
Outro diferencial está no Digestor Batch da Fimaco, que possibilita recuperar o investimento do equipamento em menos tempo. Isso porque seu uso contribui para a produtividade da operação. Ainda reduz custos, devido ao baixo consumo de energia.
Logo, a redução do consumo permite economizar recursos, enquanto torna os processos mais produtivos, sustentáveis e competitivos.
E então?
Os processos de reciclagem animal estão cada vez mais modernos. Com a possibilidade de personalizar o projeto conforme suas necessidades, os equipamentos Fimaco contribuem com o processamento eficiente e diversificado de resíduos animais. E também refletem no aumento de rentabilidade da sua empresa.
Vale ressaltar que o portfólio atende às principais normas de segurança que direcionam as atividades da reciclagem animal. Entre elas, estão as normas ASME Seção VIII e NR-13 para vasos de pressão, bem como a NR-12 para a segurança de máquinas e equipamentos.
Agora, você só precisa solicitar seu orçamento do Digestor Contínuo. Entre em contato e saiba como podemos contribuir com sua rentabilidade.